Pages

Monday, June 17, 2013

A teoria da prosperidade.


A paz do Senhor Jesus amados irmãos e acompanhadores do blog. Nosso tema hoje, é um tanto quanto polêmico e que alguns não gostam de tratar ou gostam de tratar bastante, falaremos sobre a prosperidade. Iniciemos então nossa leitura em Salmos 112: 01-05 "Louvai ao Senhor! Bem- aventurado o homem que teme o Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada. Fazenda e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre. Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo. Bem irá ao homem que se compadece e empresta; disporá as suas coisas com juízo."  
Muitos vivem a doutrina da prosperidade, é o que temos visto nos dias atuais, a ansiedade e a busca insensável pela prosperidade. Mas, o que seria a prosperidade? Prosperidade é a ausência de padecer necessidade. É poder ter o essencial para nossa sobrevivência e ainda poder ter para ajudar alguém, quando há a necessidade.
Davi nos deixou o verso " Fui moço, hoje sou velho, e nunca vi o justo mendigar o pão." Quem seria o justo? Aquele que vive debaixo da autoridade de Deus, dos que obedecem a lei e a palavra dele, podendo ser garantidos que Deus ampara os seus filhos e não deixa faltar, não padecem necessidade, o que os faz, consequentemente, serem prósperos.
Devemos mencionar também, que houve um momento que o Rei Davi, questionou a Deus, o porquê dos ímpios serem prósperos, bem-sucedidos e muitas das vezes tendo aquilo e sendo o que, as vezes os cristãos não possuem ou não são. Eles não seguem a lei, não andam segundo a vontade de Deus, mas ainda sim são prósperos. O sol nasce para todos, a Bíblia nos diz isso. Deus dá a oportunidade tanto para o ímpio, que são os que não seguem a Jesus, não são cristãos, e também para os cristãos, que são os justos,  a oportunidade é lhes dada por Deus.
A grande diferença da prosperidade de um para o outro, está que a prosperidade do justo vem com a benção e alegria da parte de Deus, ela é durável e traz paz. Já a prosperidade do ímpio, muitas das vezes vem com luta, com dores, decepções, tristezas e as vezes por meios estranhos e quem sabe ilegais.
O que vive no pecado não consegue prosperar verdadeiramente, sempre está com algum problema, seja de saúde, de desequilíbrio emocional, ou falta de paz e alegria. Porém, Deus cuida de seus servos, os mantém de pé, os prospera e supre as necessidades.
Devemos entender que prosperidade é uma coisa e benção é outra, benção é algo daquele momento, por exemplo a compra de um carro, é uma benção, te alegra e te deixa grato, talvez só dure 3 meses e você logo esquece daquele sentimento de quando recebeu a benção. Mas, a prosperidade é durável, te dá tranqüilidade e paz durante os seus dias, meses e anos. Confiando, que Deus cuida.
Salmos 73:01 " Verdadeiramente, bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração."
Deus não tira a raiz de amargura do coração de ninguém, é você quem precisa retirar. As vezes, a semente nasce e vai brotando, brotando e cria-se uma raiz, conhecida como amargura. Não cabe a Deus fazer essa limpeza, é você que precisa arrancar de si mesmo.
Prosperidade é como uma semente, você planta aqui e colhe lá, esquece o que você plantou e deixa germinar, na hora certa o fruto será colhido. É uma regra, o que você planta, você colhe. Se você pratica coisas boas, oferta na igreja, desafiando sua fé, também verá a retribuição de Deus para seu ato. Quando ajudamos nossos irmãos, nos compadecemos com as necessidades do próximo, semeamos o amor, a alegria, a união, também colheremos o que estamos plantando.
Deus se alegra da prosperidade de seus filhos, e a sua prosperidade alcança os seus familiares. Salmos 73:02-3 " Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios."
Davi era o homem segundo o coração de Deus, e a passagem acima nos relata, sobre sua aflição de quase ter se desviado dos caminhos de Deus, pois invejou a prosperidade dos ímpios. A inveja é um sentimento que destrói o homem, e com ela outros sentimentos e atos acompanham a ela.
Nós como cristãos, sabemos que confiamos no Senhor, que Deus pode operar o milagre, mas quando vemos acontecer na vida dos outros e não na nossa, a fé se abala, no fundo surge um questionamento, uma certa incredulidade, se acontecerá ou não. Deus é soberano, Ele vê além de nossa visão, e sabe a intenção do nosso coração. Ele te ama incondicionalmente e tem prazer em te abençoar e te fazer prosperar.
O que você já possui, é a sua prosperidade de Deus na sua vida, o carro que você tem é uma benção, pois é você quem está nele, não olhe para a Ferrari de seu vizinho, se contente com o que possui, mas se ainda sim precisar de algo mais, apenas peça a Deus.
Deus é Deus desde a antigüidade, observe a vida de Jó e José, homens que não pediram para passar por tamanha provação, que duraram mais de 20 anos, passaram pelo período da vaca magra, mas quando Deus abriu as portas para viverem o período de vaca gorda, eles nunca mais viveram o período da vaca magra. Pois Deus é assim, depois que Ele abençoa, e enfim chega o período da vaca gorda, Deus não faz você voltar para o período da vaca magra. É só você prosseguindo, prosperando e vivendo o que Deus tem para ti.
Tire o medo do seu coração, se continuar obedecendo o Senhor, não precisa temer, pois Ele é contigo e não te desampara.
Levíticos 19: 2-5" Fala a toda congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo. Cada um temerá a sua mãe e a seu pai e guardará os meus sábados. Eu sou o Senhor, vosso Deus. Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o Senhor, vosso Deus. E, quando sacrificardes sacrifício pacífico ao Senhor, da vossa própria vontade o sacrificareis."
Se o crente permanecer santo, obedecendo ao Senhor, e cumprindo a lei dele, Deus fará com que o seu caminho seja próspero.
É uma regra básica. Quer ser próspero? Seja obediente a palavra de Deus. Efésios 1:17-18 "para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação. tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos." 
Devemos entender que dízimos são frutos do seu trabalho, mas ofertas são sementes, que você planta e colhe no futuro. Use da fé e semeie, Deus não dá a semente para aqueles que não tem ousadia para semear.
Antes de você preparar a oferta, você precisa preparar o terreno para então plantar sua semente, é você quem sabe do seu terreno, o quanto, onde e como plantará sua semente. Ninguém pode dizer para você como ofertar, isso é uma coisa particular entre você e Deus, Ele é quem diz o valor e quando deve ofertar, ou para quem, o em que ofertar. Semeou? Deixe Deus te fazer colher a curto, médio e longo prazo. Deus é fiel e não vai falhar, creia.
Salmos 118: 25 Oh! Salva, Senhor, nós te pedimos; ó Senhor, nós pedimos, prospera!" Davi pede por prosperidade, não é pecado pedir a Deus por prosperidade, pedir o que você deseja, Deus é fiel na vida do crente. Tudo vem da parte de Deus, tanto a adversidade, quanto a prosperidade.
Provérbios 28:25 "O altivo de ânimo levanta contendas, mas o que confia no Senhor engordará." Confie no Senhor e prospere, segundo a vontade dele.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 12 de Junho de 2013, culto noturno.

No comments:

Post a Comment

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores. Lembrando que todos os comentários serão revisados antes de serem publicados. Qualquer ofensa será banida, reservamos o direito de não publicarmos comentários de anônimos.