Pages

Saturday, October 29, 2011

Deus conhece o teu coração!


A paz do Senhor a todos os nossos irmãos em Cristo Jesus, nossa palavra de hoje está baseada no livro de 2 Reis 4, onde no verso 8 temos: " Sucedeu também certo dia que Elizeu Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer, e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer." O profeta Elizeu sucedeu Elias, Elizeu era conhecido como o profeta de fogo, pois para tudo pedia que Deus enviasse do Céu fogo, e assim era atendido.
Temos aqui a mulher Sulamita, ao qual seu nome significa perfeição, a mulher que era perfeita. Elizeu conheceu essa mulher que era bem rica, por andar pelas cidades falando do evangelho, aqui não nos diz que a riqueza dela provinha do marido, e sim que ela possuía o dinheiro, talvez proveniente de alguma herança.
Seguindo o texto vemos que Elizeu passava até a casa dela para fazer as refeições, e após seguia a sua viagem, Elizeu trabalhava para Deus, fazia a obra do Senhor.
Essa mulher rica, era bastante observadora e ligada aos detalhes, pode perceber que Elizeu era um homem de Deus, profeta do Senhor, honesto e santo. Ela por sua vez, pensou em fazer algo de bom para Elizeu, e pensou em fazer um quarto confortável em sua casa, para que ele pudesse repousar de sua viagem. Ela então foi consultar seu marido, independente se o dinheiro era proveniente dela mesma, o poder do dinheiro estava sobre ela, mas mesmo assim não deixava de cumprir suas obrigações como esposa, era realmente uma mulher perfeita, submissa e obediente a seu marido, assim como a Bíblia orienta. As que não admitem a obediência total a seus maridos, ou acham que os tempos são outros, deviam rever melhor seus conceitos bíblicos e orarem mais para que Deus de entendimento e graça.
Assim foi feito, Sulamita tratou os servos do Senhor muito bem, os deu o melhor que podia, o profeta por sua vez, queria retribuir a ela o bem feito, ela o respondeu que estava satisfeita e contente com tudo o que tinha, com sua vida, com o lugar que morava e com  o povo que habitava.
Hebreus 13:5 nos diz : " Vossa maneira de viver estaja livre do amor ao dinheiro, ao passo que estais contentes com as coisas atuais. Pois ele disse: " De modo algum te abandonarei." 
Elizeu percebeu que a mulher não tinha filhos, viu também que o marido já era velho e que provavelmente ela ficaria muito só.  Elizeu então profetizou na vida dela que ela teria um filho, e ela não acreditou ou aceitou a profecia, pediu a ele que não mentisse sobre tal coisa, que já estava satisfeita com o que tinha.
A palavra do profeta se cumpriu e ela foi mãe. O que Deus promete, Ele cumpre. Algum tempo depois o menino faleceu no caminho ao campo, a mulher por sua vez, pegou o menino levou ao quarto de Elizeu, deixou o corpo sobre a cama e trancou o quarto. Dirigiu-se a seu marido e disse que precisa ver o profeta, porém não disse o motivo. A mulher foi sábia, guardou o problema para si mesma e foi buscar a solução em quem podia ajudar.
Geazi era o ajudante e aluno de Elizeu, porém não possuía um coração aberto, era homem malicioso e cobiçador,
não era de confiança e não servia a Deus com todo o coração. Ele queria pegar a benção que estava sobre a vida de Elizeu. Existem muitos crentes como Geazi hoje, que estão ao seu lado somente para sugar as suas bênçãos.
Geazi logo que viu a mulher correu para saber o que ela fazia ali, e em que poderia ele talvez ajuda-la, ela porém disse que estava tudo bem e que gostaria de falar com o profeta, tem coisas que você deve guardar para si, e somente falar a pessoa certa, ou em certos casos somente a Deus.
No momento que ela viu Elizeu, caiu a seus pés e chorou, ele não entendia o que acontecia com ela, Deus não havia falado ao profeta sobre o que iria acontecer com a mulher, tem horas que Deus não fala conosco, não adianta orar, esperar a resposta da boca de um profeta, do pastor, tem coisa que Deus não fala nem para o mais santo que houver na terra.
A mulher pediu explicação sobre aquele acontecimento, isso pode se encaixar com o que você está passando no momento, essa mulher estava feliz e satisfeita com o que tinha, não precisava de mais nada em sua vida e entrou nessa grande tribulação. Assim também com você, não pediu para estar no lugar que você está, o que está passando e por que Deus está calado e não realizou o milgre que você precisa.
Geazi foi até o menino, levou o cajado de Elizeu, orou porém nada aconteceu, Elizeu foi e fez a mesma coisa e nada aconteceu também.
Tem momentos que mesmo você sendo homem de Deus, cheio do Espírito Santo, sendo de oração e de jejum, pede respostas e milagres e nada acontece.
Elizeu não entendeu o que estava acontecendo, mas ele não desistiu, se consagrou e voltou a ir até o menino, fez a mesma oração e o menino espirrou 7vezes e ressuscitou.
Geazi observou aquilo e Elizeu continuou curando e sendo muito usado por Deus no meio do povo, curou Naamã da lepra, Elizeu não aceitou nenhuma recompensa nem da mulher nem de Naamã, porém Geazi cobiçou o dinheiro e voltou até Naamã e disse que o profeta tinha mudado de idéia e queria a recompensa. Quando Geazi voltou do encontro com o rei, Deus já tinha revelado ao profeta o que Geazi havia feito, e o profeta lançou sobre ele e toda as suas gerações a praga da lepra. O profeta orientou Sulamita que ela teria que viver 7 anos em uma outra terra distante, quando a mulher retornou a sua terra natal, percebeu que tinha perdido tudo, todas as terras e riquezas, o rei ouvindo tudo o que tinha acontecido e sabendo o milagre feito na vida dela, restituiu a mulher em dobro. Deus honra os seus servos fieis a Ele.
Embora no caminho haja muitas lágrima, muitas lutas e tristezas, Deus te chamou para ser vitorioso e Ele vai te honrar na hora certa.
A mulher mesmo perdendo tudo e inclusive sua maior riqueza que era o seu único filho, somente um milagre podia restituir a vida do filho e o que ela tinha perdido, e Deus fez nada vida dela.
Deus faz milagres, vai te surpreender, Ele é contigo, você é precioso do Senhor, assim como a mulher que era inteligente, rica, serva do Senhor, Deus mostrou que nada aconteceria através das mãos dela e sim das mãos do Senhor. É Ele que iria fazer, a mulher espera em Deus e os que esperam nele, se surpreendem. Ela estava contente com o que tinha, não pedia nada além do que já tinha, o maior desejo dela era ser mãe, mas como Deus não havia realizado ainda, não reclama e continuava grata a Deus independente da situação. Deus olha e conhece o nosso coração e assim operou o milagre na vida dela.
Você é grato a Deus tem te dado? Grato pelo lugar que você está? O trabalho que tem, o pão de cada dia? A vida que você leva?
Quando Deus olha para o seu coração e vê a gratidão e a satisfação que a nele, Ele vem e restitui tudo em sua vida, traz de volta todos os sonhos que ficaram para atrás. Quando Ele olhar e ver o seu contentamento, resgatará tudo aquilo que um dia você deixou de sonhar, e vai te surpreender.
O maior pecado que mata a benção que Deus tem preparado para ti, é a sua reclamação, aos que não tem alegria no coração e gratidão ao que Deus tem feito e não tem paciência para esperar no Senhor o que você tem pedido, acha que está demorando demais, que Deus te esqueceu e começa a reclamar com Deus, Deus não aceita a murmuração. Tomem cuidado, abençoe o que você, se alegre com sua vida, agradeça a Deus tudo o Ele já tem feito, ao menos pelo resgate de vida que Ele te deu, a esperança da sua salvação, a vida de pecado que Deus te tirou.
A mulher foi abençoada pois era fiel a Deus, não reclamava de nada, tinha um coração alegre e grato ao Senhor, aceitava a situação que Deus tinha colocado para ela, aceitava a posição que Deus tinha a colocado, era feliz independente do que acontecia, é assim que Deus abençoa o crente, não pela sua força ou sua reclamação, mas sim pelo seu coração grato, obediente e humilde com o Senhor.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 26 de Outubro  de 2011, culto noturno.

1 comment:

  1. Olá!
    Venho sempre dá uma olhadinha aqui no blog e sempre sou alimentada espiritualmente com seu conteúdo. Continue firme nesse propósito prima, o blog está maravilhoso e cheio da palavra de Deus que é o que realmente importa. Amei esse post em especial, pois realmente não é fácil aguardar o tempo de Deus, mas não impossível né! Bjssss

    ReplyDelete

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores. Lembrando que todos os comentários serão revisados antes de serem publicados. Qualquer ofensa será banida, reservamos o direito de não publicarmos comentários de anônimos.