Thursday, August 29, 2013

Aplicação da doutrina.


A paz do Senhor Jesus a todos os nossos amados leitores e irmãos em Cristo Jesus, hoje nossa palavra é sobre a tradição da pregação do Evangelho.
A Bíblia é inspirada por Deus e dela nenhuma palavra pode ser mudada, vemos e ouvimos muitas divergências de opiniões, e em alguns casos, até mesmo confusão a respeito de certos assuntos bíblicos. Que na verdade são meros erros de interpretação, com a devida ajuda e orientação do Espírito Santo, conseguimos as respostas esperadas.
Mesmo nos dias atuais havendo tantas igrejas, ministérios, tipos de pregações e pregadores, e muitos absurdos, continuam existindo igrejas sérias, que pregam a verdade da palavra de Deus e que zelam por ela, não aceitando heresias e pecado, como alguns líderes e pastores querem adotar e fingir que está tudo bem, pois acreditam que igreja boa é igreja cheia, e que necessitam da aprovação do público que se prega. Amados, igreja não é palco, Bíblia é roteiro para ser mudado, pastores não são atores que seguem diálogos formados e são pagos para agradarem platéia. Pastores são homens escolhidos por Deus, que estudam por anos e se aperfeiçoam a cada dia, que buscam no Espírito Santo o que se deve pregar durante o culto, que se preocupam com suas ovelhas, que seguem as diretrizes de Deus e que não se deixam levar pelo erro dos outros ou por opiniões contrárias.
Entendemos que existem problemas dentro das igrejas, e que muitos são escândalos, a Bíblia os revela e Deus nunca fez questão de esconder, para que assim haja aprendizagem e temor. Pois, Deus revela o problema, o soluciona e opera um milagre. Não é porque uma ovelha ou um pastor errou, que todos os outros devem ser julgados pelo ocorrido. Até mesmo quando um padre da igreja católica erra, a igreja evangélica acaba levando a má fama. Paulo deixou tudo bem especificado em suas cartas, todo o ensinamento, a exortação, a doutrina, e os pontos essenciais para a vida do cristão.
Leiamos I Coríntios 14:16-40 " De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes? Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado. Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos. Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida. Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento. Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.  De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós. Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós.  Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.  Mas, se alguém ignora isto, que ignore. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem."  
Nesse trecho Paulo fala sobre a ordem e decência dentro dos cultos, a questão de profecias e o mover do Espírito Santo. Tudo foi bem explicado para o crente, não nos resta dúvidas ou questionamentos indevidos, quando a pessoa possui a devida interpretação da palavra de Deus. Existe a necessidade de ordem e decência durante os cultos, entendemos que outras coisas são colocadas para aquela época, e são mais sobre usos e costumes, por exemplo as mulheres para se diferenciarem das prostitutas, usavam dentro das igrejas um véu cobrindo suas cabeças, porém hoje já não se aplica mais.
A doutrina, que é a pregação e aplicação da palavra de Deus é algo que não se pode ser mudado, podem passar anos, que ela permanecerá da mesma maneira, pois é a lei estabelecida por Deus. A palavra de Deus, muda o coração do homem, toca no interior e através do Espírito Santo há o convencimento do pecado, há o despertamento para a necessidade de mudança e assim o cristão cresce dia após dia.
Seguindo o texto acima, vemos Paulo falando sobre língua, na forma singular, que significa ser a língua do céu, não as línguas estranhas que podem ser identificadas por homens, de acordo com as diferentes culturas. A língua deve edificar o homem, deve trazer paz e temor no coração dele e não confusão ou tristeza. Deus é glorificado quando um de seus vasos é usado, Deus sabe como agir na vida de cada um e sabe a maneira do aperfeiçoamento do mesmo. Deus é muito sábio, muito além do que a mente do homem pode imaginar, Ele criou o casamento, o sexo, a família, Ele não pediu ajuda ao diabo para terminar o plano dele, quanto a parte sexual de um casal, tudo foi planejado por Deus e feito para o casal, como parte de uma união perfeita de Deus. Ele é tão perfeito que após isso, colocou o homem e a mulher debaixo do mesmo teto, para que convivessem diariamente, respeitando suas diferentes e quase que impossível maneiras de pensar e agir. Homens e mulheres interpretam coisas de maneira completamente opostas, vejamos um exemplo simples: A mulher quando fala com seu marido e diz: Você nunca me leva para jantar, ou nós nunca viajamos, na verdade ela quer dizer ao marido que sente necessidade de sair, mas na cabeça do homem ele somente abstrai a palavra nunca, que automaticamente para ele parece que, ele em tempo algum do relacionamento a dois, fez algo com sua esposa. O cristão começa o seu trabalho como crente dentro de sua própria casa, aprende na igreja e prática. Pois tudo o que o casal, a família, e o solteiro, passam dentro de casa acabam trazendo para a igreja. Seja positivamente ou negativamente. Como Paulo nos alertou, devemos ser edificados na igreja,  devemos ter paz, alegria e aprendizado da palavra.
Quando você sai da igreja, você precisa se sentir cheio do Espírito Santo, se sentir edificado pelo seu irmão, e a pregação.
Paulo segue falando, quando se fala em língua, que seja 1, 2 e no máximo 3. Respeitando a ordem, e que tenha um interprete, pois do contrário cale-se, pois você somente edifica a si mesmo. E sempre tendo ordem e decência.
O crente as vezes pensa que igreja pentecostal, é aquela onde existe muito barulho, que se fala em língua estranha o tempo todo, que há revelação, visão e profecia em todo o culto. Mas, isso não é o verdadeiro pentecostes. Igreja barulhenta, não quer dizer que está cheia de Deus. Deus dá os dons espirituais e Ele nunca os retira, mesmo que o cidadão se desvie dos caminhos dele. Claro, sabendo que Deus cobrará esses dons.
Uma profecia da parte de Deus tem os três objetivos:
  • Consolação
  • Edificação
  • Exortação
Caso alguém se levante, dizendo ser da parte de Deus, mas a tal palavra não siga nenhum desses itens acima, saiba que a pessoa foi levada pela emoção e essa palavra não veio de Deus. Muitos confundem o dom espiritual, para edificarem a si mesmos, aparecerem espirituais ou para darem palpites na vida dos outros. Mas, não sejamos meninos na fé, devemos conhecer bem a palavra de Deus, e julgar a profecia dada, sempre orando e buscando confirmação da mesma, da parte de Deus.
Nos versos 31 e 32 " Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam e todos sejam consolados. E os espíritos dos profetas, estão sujeitos aos profetas."
O espírito está sujeito ao profeta, o Espírito Santo, sopra onde Ele quer, no momento onde quer, as vezes você não entende o agir dele, mas sempre é perfeito. É por isso que algumas vezes, você prega para alguém, essa pessoa não aceita a Jesus, mas um outro que talvez estivesse perto, acaba sendo atingido e se entrega aos caminhos do Senhor.
E também, não é porque o Espírito Santo revelou algo da parte de Deus, que você deve entregar a palavra imediatamente, tudo tem o seu tempo. O espírito está sujeito ao profeta, em alguns casos, a palavra precisa ser aperfeiçoada e talvez a pessoa não esteja preparada para ouvir. E esse passo, qualifica a ordem e decência no culto.
Devemos estar abertos para ouvir da parte de Deus, para que assim Ele use os seus vasos, busque ao Senhor antes de chegar ao culto, peça a Ele para que venha agir e se disponibilize para ser um instrumento em suas mãos.
Verso 33 "Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos."
Isso também prova o porquê de muitos estarem desapercebidos dentro das igrejas e possivelmente deixarão de entrar no Reino dos Céus. Ao invés de se preocuparem com suas próprias vidas e respectivas salvações, apontam o dedo para os pastores, para a vida dos irmãos, estão mais preocupados com a confusão e escândalo em volta, e alguns, são os próprios iniciadores da situação, do que se voltarem para Deus, o servirem em espírito e em verdade e não olharem para nada além da cruz que Jesus morreu por nós e caminharem dia após dia, rumo a salvação. Não se preocupe com os escândalos  da igreja A,B, C, apenas adore ao Senhor e viva para Ele, o tempo da volta de Jesus tem acelerado a cada dia.
Outro ponto mencionado por Paulo, é o silêncio das mulheres dentro das igrejas, não é que elas não poderiam participar ou que hoje são proibidas de serem vasos nas mãos de Deus. Entretanto, elas não entravam nos templos, e ficavam do lado de fora ouvindo a pregação, e quando não ouviam ou não entendiam gritavam para seus maridos. Por isso, Paulo alerta, que qualquer dúvida quanto ao Evangelho deve ser questionado aos maridos dentro do lar.
Chegamos então a dois pontos fundamentais, o primeiro é a devida ordem e decência dentro da Casa de Deus, imaginem Paulo nos dias de hoje, vendo pessoas que trocam mensagem de texto durante o culto, chegam atrasadas, não se importam com o pregador, usam os Iphones ao invés de trazerem suas Bíblias, e entre um versículo e outro dão uma olhadinha no Facebook. Sem contar, das pastoras, que a Bíblia não dá nem respaldo para mulher tomar o lugar do sacerdote, fala sim de homens escolhidos de Deus, entendemos que Deus usa quem Ele quer e vemos mulheres usadas tremendamente por Deus, mas é anti-bíblico a consagração de pastoras, o que também inclui os bispos, apóstolos e patriarcas. Paulo com certeza se chocaria com o que muitas igrejas estão fazendo.
O segundo ponto a ser analisado é o da mulher ser sujeita a seu marido, ser obediente e no que se diz respeito a conhecimento teológico, poder ser explicada devidamente por seu próprio marido. Pois ele é o sacerdote do lar, e por certo deve e precisa conhecer bem a Bíblia para orientar sua família e esposa nos caminhos do Senhor.
Infelizmente, temos visto muitas mulheres querendo tomar o lugar do marido no relacionamento conjugal, querendo ser as sacerdotisas do lar, em algumas situações "peitam" seus maridos, forçam suas próprias opiniões, falam e fazem o que querem, não há respeito e muito menos submissão.
A Bíblia deixa claro que o desejo da mulher é para seu marido e vice-versa, deve se ter uma química e auto respeito. Conhecendo as diferentes responsabilidades para o homem e para a mulher, e deixando-se claro que a responsabilidade do domínio do homem em sua esposa, está nele. Algumas mulheres se casam com o famoso "banana", que não opina em nada, está indo quase parando e daí começam os problemas futuros, pois a mulher gosta de ter o domínio, e se o homem não tomar sua posição no casamento, pode ser tarde demais.
A ordem e decência imposta no culto, começa dentro de casa, entre o casal, e se traz então para a igreja,  e para ver se uma igreja é séria, veja como é o casamento desse pastor, como é o relacionamento dele com a família, se ele vive o que é pregado.
Lembrando que o casal que não pratica a paciência e a submissão, pontos importantíssimos em qualquer relacionamento, para que a conexão com Deus seja da mesma forma, um sujeitando-se ao outro, um respeitando e amando o outro, com ordem e sem abusos. Maridos, não pensem que suas esposas são escravas, e que o homem é um tipo de carrasco que somente dita ordens, não é dessa forma. E esposas, seu marido é o sacerdote do lar, o cabeça, o respeite dessa maneira, a mulher não pode querer ser maior do que o marido em casa, mas sim se sujeitar a ele, e caso algo que ele faça ou fale, não agrade te agrade, apenas ore e peça a Deus para mudar. E sempre respeitem as leis de Deus, para que tudo sempre vá bem.
Irmãos, não percamos tempo com coisas pequenas e sem importância, a salvação é e precisa ser a prioridade de sua vida, pense nela em todo o tempo e suas atitudes serão diferentes, mesmo que algo saia fora do seu controle ou discordância.
Aplique na sua vida e no lar a doutrina bíblica, e Deus abençoará todas as coisas, tenha ordem e decência em tudo o que fizer e principalmente na Casa de Deus, Ele gosta de ordem para você chegar, para você orar, para adorar, exaltar o nome dele. Seja grato e fiel a Deus e viva para o Senhor.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 29 de Agosto de 2013, culto noturno.

Thursday, August 1, 2013

Perdão: Impedimento para a salvação.


A paz do Senhor Jesus amados, que a graça e a paz de Jesus vos seja multiplicada. Com grande alegria desfrutaremos mais uma vez da verdadeira palavra de Deus. Nosso tema hoje é sobre o perdão. Uma ação que pode nos impedir de ir para o Reino dos céus e que gera grande dificuldade de relacionamento entre as pessoas. Somente alguém com humildade pode ter a virtude de perdoar. O perdão e a humildade andam lado a lado, uma pessoa que não perdoa é soberbo.
Mateus 18: 21-35 " Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará o meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete. Por isso, o Reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas, com os seus servos; e, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. E, não tendo ele com o que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher, e seus filhos, fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então, aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então, o senhor daquele servo daquele servo, movido de compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um de seus conservos que lhe devia cem dinheiros e, lançando mão dele  sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então, o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis; antes, foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, constristam-se muito e foram declara ao seu senhor tudo o que se passara. Então, o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor, o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim, vos fará também meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas." 
Leiamos também:
Lucas 15:11-32 " E disse: Um certo homem tinha dois filhos. E, o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para o seus campos a apascentar porcos. E desejava encher seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pareço de fome! Levantar-me-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se lhe ao pescoço, e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse ao seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés, e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegra-se. E o seu filho mais velho estava no campo; e, quando veio e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos seus servos, perguntou-lhe que era aquilo. E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque recebeu são e salvo. Mas ele se indignou e não queria entrar. E, saindo o pai, estava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com meus amigos. Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou a tua fazenda com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas. Mas, era justo alegrarmo-nos e regozijarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado."  
Os judeus tinham por costume, perdoar uns aos outros de 3 a 7 vezes, vemos acima Pedro levantando a questão de quantas vezes deveria ser perdoada as ofensas de alguém contra ele. Por certo, naquele momento, Pedro deveria ter se chateado com uma pessoa próxima que, mais uma vez o fez uma ofensa e assim surgiu a questão. Além da resposta de Jesus, que deveria ser perdoado 70 x 7, ou seja, 490 vezes no mesmo dia, Jesus também explica sobre o perdão através da parábola no mesmo trecho. Se hoje, já é quase impossível perdoar um irmão que te ofende 3 vezes no mesmo dia, imagine 490. É quase um perdão infinito, cada vez que receber uma ofensa, você deve perdoar de coração sincero.
Entendendo um pouco mais da parábola, esses homens servos do Rei, eram conhecidos como ministros, e os conservos, como sub ministros. O homem acima era o ministro do Rei e sua função era aplicar o dinheiro do Rei em jogos, entretanto esse homem nunca repassou nenhum dinheiro de volta ao Rei, o que gerou uma dívida enorme. Se formos comparar 10.000 talentos com o dinheiro de hoje, são muito mais que bilhões. Para se ter uma idéia, juntando três cidades como a Judeia, a Galileia e a Samaria, a dívida maior de um homem durante um ano era 600 talentos.
O Rei para aplacar sua ira, pois sabia que nunca este homem seria capaz de pagar o que devia, nem se trabalhasse por 260 mil anos somente entregando o salário para o Rei; Então o Rei ordena que ele entregasse os filhos e a mulher dele como forma de punição. Mesmo, a família não tendo valor financeiro, a ira do Rei seria ameniza. Mas, o homem se humilhou e pediu pela misericórdia do Rei, disse-o que pagaria tudo o que devia, o Rei se moveu de compaixão, pôde ver sinceridade nas palavras do homem, perdoou lhe toda a dívida e em troca ele deveria trabalhar ainda mais para o Rei. O homem não precisou ser preso, continuou com sua família e recebeu o perdão por tamanha dívida.
Todavia, no caminho de volta para sua casa, esse homem encontrou um de seus conservos, que também devia dinheiro a ele, a quantia era de 100 dinheiros, o que hoje equivale a 5 doláres. O homem devedor fez o mesmo que este homem na frente do Rei, se ajoelhou, implorou a misericórdia dele e garantiu que pagaria a dívida, mas ele não teve o mesmo coração quebrantado do Rei, na mesma hora declarou que o homem fosse preso até que pagasse a dívida. Um homem preso fica incapacitado de trabalhar e tão pouco juntar recursos para pagar o que deve.
Alguns dos conservos desse homem, vendo aquela atitude tão injusta, contaram ao Rei o acontecido, o mesmo ordenou a prisão daquele homem.
Entendemos que Deus é misericordioso e justo, Ele conhece a sinceridade de nosso coração e a questão do perdão é levado muito a sério por Ele. Até mesmo no Pai nosso verificamos o trecho que diz, perdoai nossas dívidas e a quem nos tem ofendido.
Você deve perdoar seu irmão independente do que tenha ocorrido, e do número de ofensas do mesmo contra você. Perdão é questão de impedimento para sua ida ao céu. Entenda que a dívida que seu irmão tem contigo, é bem menor da que você tem com Deus.
Sobre a parábola do filho pródigo, lida acima, podemos perceber que esse era um jovem soberbo, que tinha uma rixa com seu irmão mais velho, que não estava satisfeito com sua cidade e as pessoas de lá. Desejava ser melhor do que os outros e progredir em outro lugar distante, ele vai até seu pai, pede sua parte da herança, o pai então por amor, vende a fazenda e reparte a herança. Os vizinhos ao redor se indignaram com tamanha afronta do jovem, ainda mais por ser o filho mais novo a reivindicar algo, o que pela lei, era passado ao filho mais velho e posteriormente repassado ao mais novo. O jovem então deixa a cidade, com toda empolgação de um jovem livre e com dinheiro, aproveita tudo o que pode por meses, até que o dinheiro começa acabar. O jovem não investiu o dinheiro em nada, sua administração foi zero e ficou sem nada. Até que houve a necessidade de arrumar algum trabalho, pois precisava comer, foi oferecido a ele o trabalho de cuidado com os porcos. Judeu por cultura não cuidava de porcos, era humilhante para eles, houve um momento que ele sentiu desejo de comer as bolotas de comidas que eram dadas aos porcos, a Bíblia não afirma que ele comeu, somente que desejou, enfim o jovem apercebeu o tamanho erro que tinha cometido, que até mesmo os trabalhadores do pai dele comiam alimentos bons e frescos e que ele não precisava passar por aquela humilhação.
O jovem decide voltar para seu pai, iria se humilhar e pedir que o pai o aceitasse de volta como um trabalhador e não mais como filho. Triste, humilhado, sem dinheiro, o jovem retorna, bem próximo a entrada da cidade, seu pai o à vista e corre a seu encontro, o toma nos braços e o dá um beijo. Naquela época não era costume dos mais velhos correrem para nada, era como hoje vissemos o helicóptero do presidente da república pousar e o mesmo correr em desparato. Não é comum, mas o pai tomou essa decisão, para que a população não apedrejasse e maltratasse o filho que havia renegado o pai. Na mesma hora, as melhores vestes foram colocadas no filho, um animal foi morto para que houvesse fartura de comida na celebração da volta do filho.
O pai se comoveu, esperava seu filho com alegria, sabia no fundo que ele retornaria, não pensou em nada, no desgosto, na afronta do filho, na humilhação passada no meio da cidade, ele apenas queria seu filho amado de volta.
Um pouco depois, o filho mais velho retorna do campo, não entende aquele alvoroço, ainda mais em tempo de fome, pergunta a um dos servos do que se tratava e para sua decepção o filho pródigo havia retornado.
Dois protocolos nesse momento foram quebrados, um o filho mais velho deveria ficar a porta recebendo cada um dos convidados com boas-vindas e dois o pai não deveria se levantar da mesa, caso o fizesse a música pararia e todos voltariam a atenção para o pai, como forma de respeito ao anfitrião da festa. O pai foi avisado que seu filho mais velho não queria entrar na festa e estava indignado com uma festa para o filho que não merecia nada, o pai se levanta, mais uma vez se humilha e não se importa com o que falariam dele, vai de encontro a seu filho mais velho e tenta o convencer de que o irmão que era morto hoje vive e deveria ser celebrado, mesmo todos ouvindo a conversa. A Bíblia não diz, mas tudo leva a crer que o filho mais velho não entrou na festa e por certo se revoltou contra o pai por aquela atitude. Mais uma vez podemos entender aquela passagem bíblica que diz: Os últimos serão os primeiros. O pai aqui representa Deus, que espera alegre os filhos dele retornarem.
Um filho se arrependeu e voltou o ceio da família, o outro se cansou do caminho e agora se revoltou contra o pai. O Rei se moveu de compaixão e perdoou uma dívida enorme, o endividado endureceu seu coração e não teve misericórdia de quem o devia.
Com todos esses exemplos hoje te perguntamos: Quem é você nestas histórias? Que personagem se assemelha mais contigo?
Você tem sido como o Rei, que perdoa e se compadece do próximo? Tem sido o filho pródigo que mesmo errando se arrepende e volta para os caminhos certos? Tem sido o filho mais velho, que tem sido leal e obediente, mas na reta final se revolta ou tem sido como o homem sem misericórdia que não perdoa o seu próximo e o condena?
Reflita em sua vida, e não perca a salvação por atos como estes, aprenda com o erro dos outros e cresça espiritualmente e pessoalmente. A falta de perdão te impedirá de ir ao céu, desperte!

Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 31 de Julho de 2013, culto noturno.