Friday, November 16, 2012

Cobiça, uma forma moderna de idolatria.

A paz do Senhor Jesus a todos os nossos amados em Cristo Jesus, nossa pregação de hoje trata de um assunto polêmico, porém tem sido o constante fator de levar muitos crentes a caminhos malditos, o qual  é a cobiça! Nossa palavra se inicia em I Coríntios 10:1-7 " Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem; e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés; na nuvem e no mar, e todos comera de um mesmo manjar espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto. E essas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber e levantou-se para folgar."
Devemos frisar aqui onde nos diz que a Pedra era Cristo, a Bíblia se prova por ela mesma, encontramos todas as respostas que Deus assim quer que saibamos, através da palavra, que é a viva e verdadeira.
Paulo, aqui nos fala como Cristo é a nossa rocha firme. Muitas das vezes, nós queremos andar por nossas próprias ideologias, é um grande problema quando queremos tentar a Jesus, desafiamos a Ele, mas Ele é o mesmo de ontem, hoje e sempre. Paulo menciona sobre a questão da cobiça, existe uma diferença entre desejo e cobiça. Todos temos muitos desejos em nossas vidas, sonhamos com coisas que nos satisfarão e farão a nossa vida prosseguir para um degrau maior, seja em qual sentido for. Cada um sonha de alguma maneira, podemos citar alguns exemplos de desejos humanos como: A compra da casa própria, o casamento feliz, o carro novo, a viagem inesquecível, o sucesso profissional, a cura de uma doença, a salvação do familiar, enfim várias coisas passam por nossa mente que se tornam em desejos, não é de forma alguma um pecado ter desejos, mas devemos entender que ele passa a ser pecado quando vira uma cobiça.
O que seria então a cobiça? Segundo o dicionário, a cobiça é o desejo sôfrego, veemente de possuir bens materiais, avidez, cupidez e ambição desmedidas de riquezas. Quando você passa a viver em prol de seu desejo, o querendo fazer realidade a todo custo, passando por cima de outras pessoas, se colocando em situações duvidosas, deixando de buscar e ouvir a Deus, agindo por suas próprias mãos para a realização desse desejo, saiba que ele virou o pecado da cobiça na sua vida.
Todo pecado começa através de uma insatisfação, certa ingratidão de algum ponto da vida e assim termina com a cobiça. A pessoa se torna desgostosa e já não vê sua vida atual como benção e  começam os pensamentos cobiçosos.
Salmos 40:01 " Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." 
É através da paciência e perseverança em oração que Deus atende nossos clamores, não adianta querer encurtar o caminho, 1000 anos para Deus é como um dia apenas, é dele, por Ele e para Ele que a nossa benção provém.
Quando esperamos em Deus, Ele se inclina para nos ouvir, e assim pela sua misericórdia somos alcançados, e devemos entender que nem tudo o que pedimos Deus vai atender, Ele sabe o que é melhor para nós e vê além do que possamos entender, por isso somos poupados de sofrer por um pedido que não vai ser de benção no futuro.
Muitos tentam de todas as maneiras para ter o desejo concretizado, passam por cima dos demais, usam de mentira, não ouvem os bons conselhos ao redor, mas esses não prosperam por muito tempo, logo logo são desmascarados e aquilo que era para ser benção se torna uma maldição. Deus coloca o desejo no nosso coração, mas Ele não coloca nenhuma cobiça.
Todos nascemos pela porta larga, que vem através do pecado, e quando nascemos em Cristo novamente, somos ensinados que o caminho é estreito e assim é a porta de nossa entrada no Céu, ou seja, o caminho não é largo, não é facilitado como muitos querem traçar para si mesmos.
A cobiça vem da parte do diabo, para assim nos afastar de Deus, deixar de esperar nele, de querer andar por nossas próprias pernas, é um perigo que pode ser mortal para o homem.
Quando o desejo passa a ser cobiça, os ouvidos são bloqueados, a pessoa só ouve a sua própria voz, faz de seu desejo uma convicção de vida, tem tanta certeza que está certa que nem mesmo quando o irmão e o pastor da igreja tentam alertar a própria, ela se fecha e crê que não é da parte de Deus aquela palavra, já não busca mais entendimento na Bíblia, e até os poucos momentos de oração com Deus, pensa que já está confirmado através do Senhor, que também vem dele a vontade do desejo se tornar realidade. Dai vemos que a cobiça dominou este ser.
Devemos orar e buscar a Deus sem cessar, com toda precisão, com ouvidos atentos, deixando Deus também falar em nossos corações, é através de nossa sinceridade que Deus nos atende.
Toda a cobiça vem acompanhada da soberba, a pessoa se acha melhor que todos, que agora é a vez dela crescer na vida, que ninguém vai poder impedi-la, e se tentarem é porque esses estão com olhar de inveja. E podemos nos pasmar, mas existe sim muita cobiça dentro da igreja, são pessoas cobiçando os cargos de alguns líderes, querendo e tentando a todo custo crescer na igreja, mas não esperando  Deus coloca-los na posição, são pessoas cobiçando promoções em seus trabalhos, mas dando um jeitinho de acontecer mais rápido, são pessoas que abrem seus negócios, começam a ser abençoados e assim cobiçam os lucros cada vez mais, mesmo já sendo muito prósperos, passam a querer mais e mais, tem suas mentes dominadas por Satanás, e o que mais pode nos assustar é que esses um dia foram crentes. O primeiro passo para a cobiça é a auto-afirmação, convicção de que está tudo sobre controle e que ele sabe o que está fazendo, logo após vem a falta de visão e audição, há uma total cegueira espiritual, em seguida vemos a falta de fidelidade nos dízimos e ofertas, e assim é o abismo completo do crente, que já pode se considerar até mesmo um desviado.
O cobiçoso deixa de ter um coração humilde, sua busca pelo sucesso e pelo dinheiro é incansável, seu coração já está completamente corrompido, a soberba já o tomou, a doutrina da palavra já é vista com maus olhos e crítica, não ouve mais ninguém, passa a andar por seus próprios caminhos e ideais, nunca está satisfeito com nada que possui, sempre procura ter mais, está contaminado e a queda por certo é grande, o que gera a perda de tudo, e alguns casos acabam em problemas legais e judiciais, o mais triste de tudo é perder a vida eterna.
Irmãos, devemos entender que sonhar é bom, mas se não controlarmos os nossos desejos, ou deixarmos cair em mãos de pessoas erradas, vamos entrar por um caminho talvez sem volta, pode ser sua ruína total. Entregue tudo diante do Senhor, deixe Ele agir por ti, aquele que é o teu ajudador, teu Pai fiel e amigo.
Deus não chama ninguém desocupado, Ele não vai prosperar nenhum preguiçoso, o que atrapalha o homem de chegar a concretizar seus desejos é a cobiça, não deixe a cobiça entrar em sua vida, coloque Deus em primeiro lugar em tudo, e Ele te honrará. Devemos evidenciar que Deus não divide a glória dele com ninguém.
I Timóteo 6:09 "Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscência loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína."
Quem deseja ser rico vai cair em tentação, Deus fala, tenha desejo, mas é o Senhor quem luta por eles, desejo não é pecado, o pecado é a forma como agimos em prol do desejo, devemos nos controlar, para não virar pecado, e nunca deixar ultrapassar a vontade de Deus.
Isaías 8:11 -12 " Porque assim o Senhor me disse com uma forte mão e me ensinou que não andasse pelo caminho deste povo dizendo: Não chameis conjuração a tudo quanto este povo chama conjuração e não temais o seu temor, nem tampouco vos assombreis."
Se o eu desejo não é para glorificar a Deus, é porque não vem da parte de Deus, e se você insistir nisso irá por um caminho destrutivo. A regra de fé é andar pelo caminho da verdade, sem procurar se esconder e envergonhar de nada, são os crentes verdadeiros que herdarão o Céu.
Dar a glória a Deus é abrir mão de sua vontade, para fazer a vontade de Deus, mesmo você querendo muito aquilo, entender que não é o tempo e não é daquela maneira que Deus quer te abençoar e assim simplesmente entregar e esperar em Deus até que Ele te dê o sim e abra as portas da bênção. 
Não toque na glória que somente pertence a Deus, tudo pertence a Ele, a sua casa, o carro, o casamento, o emprego, e a glória é dele.
No paraíso, Eva deixou seu desejo falar mais alto, e por conseqüência Deus a disse, que a partir dali o desejo dela seria apenas de seu marido. A última palavra é dele, mulher não gosta de ser dominada, mas o desejo dela é do marido, é bíblico. Por isso que Paulo disse para as solteiras é melhor que não casem, pois assim viveriam com liberdade para o Senhor, poderiam buscar apenas em Deus a realização de seus desejos, sem a intervenção de um terceiro. Muitos maridos acabam frustando os desejos de suas esposas, elas estão felizes, cheias de idéias, prontas a concretizar e quando vão dividir com o marido, recebem aquele famoso balde de água fria. Mas, deve-se obedecer o marido, ele é a cabeça, se você não está deixando o teu marido te dominar, está indo contra a Deus, seja sábia e obediente a teu marido e a Deus, no mais ore para que se assim for da vontade de Deus, Ele interfira na situação.
Desejo é algo que a situação domina, mas deixe Deus dominar os seus desejos, entregue a Ele, não haja por suas mãos, deixe o Senhor trabalhar.
Deus quer que sejamos felizes e abençoados, mas devemos ter paciência, existem desejos que Deus não cumpre em nossas vidas para não nos perder, algumas coisas vão te levar a destruição, a perda da sua salvação e assim Deus te poupa do pior, Ele sabe o melhor para cada um de nós. Quando o desejo não vem de Deus, ele logo se esfria e acaba, com Deus não adianta teimosia, é melhor obedecer do que sacrificar. 
Jesus liberta nossa vida de todos os males, até da cobiça, mas você precisa abrir seu coração e pedir para Deus agir por você. Não deixe o seu desejo passar pela cobiça, entregue o teu caminho para o Senhor, confia nele e o mais Ele o fará. Deus não vai te desamparar, aguarde nele e seja feliz.

Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 14 de Novembro de 2012, culto noturno.