Friday, August 10, 2012

Quando o menos é mais.


A paz do Senhor Jesus a todos, hoje nossa palavra se baseará em Provérbios, uma curiosidade bastante interessante e que muitos talvez não saibam é que, Provérbios foi escrito também por Salomão, do capítulo 1 ao 29, a autoria é de Salomão, com toda a sua sabedoria e discernimento de Espírito. Onde nossa palavra se inicia hoje, Provérbios 6:06-11 " Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio. A qual, não tendo superior, nem oficial, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos, para estar deitado, assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado."
A palavra de Deus nos diz aqui sobre o comportamento e a forma de sobrevivência da formiga, fazendo um comparativo com a vida do homem que é preguiçoso. Como um ser tão pequeno, que pode até mesmo passar desapercebido caso esteja solitário, pode então ter tanta importância a ponto de estar na Bíblia como forma de ensinamento para o homem?
Podemos observar algumas características marcantes da formiga, é um ser pequeno, que carrega dois estômagos, com grande resistência a altura, mesmo caindo de uma altura elevada, ela pousa no chão sem nenhum dano. É bastante trabalhadora, vive em conjunto e tem sabedoria. No decorrer do texto entenderemos mais a respeito.
De ante mão, devemos entender que Deus nos fez como a formiga, e somos preparados para grandes altitudes, crente tem o alvo no Céu.
Existem diferentes tipos de formigas, algumas comestíveis, outras venenosas, umas como fantasmas, que não percebemos, mas elas estão ali escondidas, e tantas outras.
No verso 6 acima, Salomão nos aconselha a não sermos como preguiçosos, como os que tosquenejam, ou seja, ficam bocejando, a expressão do sono, e por fim cruzam os braços e se deitam. 
A formiga trabalha de dia e de noite, é bastante ocupada, Paulo também nos diz que se possível venhamos a trabalhar de dia e de noite, para não importunarmos nossos irmãos e tão pouco vivermos da fé dele.
Deus não chama ninguém preguiçoso, se estamos na igreja, devemos trabalhar na obra, sempre há alguma coisa a ser feita na Casa de Deus, bastamos estar dispostos para.
A formiga trabalha sem que ninguém a mande executar a tarefa, ela sabe o seu dever, sempre trabalha em conjunto, agindo em prol da comunidade, não é um ser individualista. Assim é a igreja, um irmão trabalhando para o outro, não há espaço para egoísmo ou egocentrismo na igreja, você sempre faz para a igreja como um todo. Não precisamos dar ordens uns aos outros, no momento em que vermos algo fora do lugar, que precisa ser limpo ou concertado, devemos como corpo de Cristo e em prol do bom funcionamento da comunidade da igreja, tomarmos a iniciativa e assim fazermos o que é necessário. Muitos apenas querem apontar o que há de errado e mandar os demais fazerem, sempre achando que a obrigação é apenas dos diáconos e obreiros, mas a verdadeira formiga faz, não espera o outro para fazer. Não sejamos preguiçosos, tenhamos iniciativa e pensamento de comunhão. Todos somos iguais dentro da igreja, a Bíblia nos diz para nos considerarmos uns superiores aos outros, ou seja, todos tem a mesma posição, ninguém é melhor ou pior do que ninguém.
II Coríntios 12:15 " Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que amando-vos cada vez mais, seja menos amado."
A vida do crente funciona desta maneira, quanto mais ele se sente acoado, mais forte Deus o faz ser. Algumas vezes passamos tantas lutas e parece que nunca saímos delas, porém saiba que é dentro do vale que Deus trabalha na sua vida, é lá onde não há saída que você entende e aprende a confiar em Deus somente, que não existe outra opção, ou você confia ou confia, tem que esperar de Deus a solução, não há o que fazer. E, é por isso que Deus deixa você no vale, se você estiver do lugar amplo, você está em uma zona de conforto e pode avistar seu inimigo mais fácil, ou seja, começa a pensar que pode agir por conta própria e deixa de confiar e esperar o socorro da parte de Deus.
A formiga sempre segue um caminho reto, sabe exatamente onde deve ir, e sempre seguindo seu bando, porque cada uma lança um tipo de perfume, que na verdade é a substância fernonomeo, que é lançado para que uma formiga possa seguir o rastro da outra, através desse perfume e assim não se perca, quando algo rompe esse caminho e consequentemente o perfume se perde no ar, a formiga se perde do bando, deixa de seguir a linha reta, fica sem direção, com esse desvio acaba morrendo, pois formiga só consegue viver em conjunto com as demais de sua espécie.
Se o crente é como a formiga, já podemos imaginar o porque Salomão nos compara a ela. Crente nasceu para viver em comunhão com sua igreja, Deus nos diz que somos o bom perfume de Cristo, por isso é um seguindo o outro, estando na mesma direção, seguindo a trilha, quando um crente se desvia, deixa de inalar o bom perfume de Cristo e a conseqüência é o desvio total dos caminhos do Senhor e se não houver tempo, o salário do pecado é a morte, como assim sabemos.
Formiga sempre se preocupa com a outra, não deixa de se preocupar com quem está atrás ou a frente, e todas trabalham em prol do bem-estar da rainha e da convivência em harmonia. Quando elas se cansam, buscam em outro formigueiro, as formigas mais novas para fazerem o trabalho pesado. Não deixem precisar buscar novas formigas para fazer aquilo que Deus tem te dado para fazer e tão pouco vá buscar em outro lugar novidades, fique na posição e no lugar que Deus escolheu para ti, até mesmo para que não sobre para você o trabalho pesado deixado por outros, cada um fazendo a sua parte em prol da comunidade.
I Timóteo 4:12 " Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza." 
Ser exemplos dos fiéis, Quem são os fiéis aqui? Somos nós os crentes, é uma benção ser crente e temos que ser bom exemplo um para com os outros, não escandalizando o seu irmão no agir, no falar, no vestir e no tratar uns com os outros. Nem tudo o que se passa com você ou que já passou em sua vida, seu irmão precisa saber, não escandalize ele, mas sim sempre o edifique com palavras de ânimo e  boa convivência. Não deixe a comunhão ser abalada.
A formiga trabalha duro e sempre com agilidade, para estar preparada para o inverno, comendo e em tranqüilidade, por tanto, não viva da fé do seu irmão, trabalhe e junte porção que cabe a ti.
O predador da formiga é o tamanduá, sua língua é bem grande, capaz de atingir dentro do formigueiro e chegando o alcance de quase 1000 formigas em uma só tentativa. As formigas que estão na parte superior do formigueiro são atingidas rapidamente, mas as que estão protegidas na profundeza do formigueiro escapam do ataque. A formiga não pode ficar na reta do tamanduá, assim é o crente, os que estão protegidos no ceio da igreja escapam das investidas do tamanduá, mas se estiverem desabrigados são tragados.
Existem muitos tamanduás espirituais, usando dois tipos como forma de ataque, a língua e suas garras, sempre bem afiadas e grandes, capaz de causar estrago até mesmo irreparável na vítima e dependendo do local atingido, até mesmo a morte. Agora você pode entender, quantas línguas maldosas procuram te atingir como um verdadeiro ataque e aqueles que procuram fitar as garras naquilo que Deus tem te abençoado.
Irmão, não permita o tamanduá te alcançar, sempre se esconda onda o Espírito Santo possa estar com você e permaneça protegido na comunhão da sua igreja, não permita também que nenhum preguiçoso que as vezes, está camuflado de tamanduá, venha abalar a sua fé.
Paulo bem disse, o que não trabalha também não coma, aniquile de vez as desculpas dos preguiçosos e daqueles que vivem de explorar a fé dos outros. O crente foi chamado para ser benção aonde quer que vá e Deus abençoa também o fruto do trabalho do crente, não precisando viver da fé de ninguém.
O preguiçoso está sempre se escondendo do trabalho e dando desculpas, procura escolher demais e nunca está satisfeito com o que tem, a formiga já não, sempre disposta a trabalhar e encarando aquilo que está disponível no momento.
Deus nos chamou para termos uma mudança de vida, sermos novas criaturas, as coisas velhas se passaram, Ele muda a nossa história e faz de nós o que nunca antes pudemos ser, sendo sempre um bom exemplo para os fiéis.
O preguiçoso sempre tem tempo ocioso, ou seja, tempo sobrando, por isso sempre está no meio das fofocas e levantando fofocas na vida dos outros, tem tempo suficiente para gastar falando mal dos demais, devemos ser sal e luz na terra e não semente de discórdia.
Provérbios 6:12-17 "O homem de Belial, o homem vicioso, anda em perversidade de boca; Acena com os olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos. Perversidade há no seu coração, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas. Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente, será quebrantado, sem que haja cura. Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, e a língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente." 
Deus abomina aquele que fica levantando contenta contra seu irmão. Se depender de você tenha paz com todos, independente se a pessoa tem paz com você ou não.
Sejamos crentes espelhados na formiga, um animal tão pequeno, porém de tamanho preparo e disposição para o trabalho. Deus nos chama para sermos bons exemplos e sendo um crente preguiçoso não agradará a Deus, muito menos atrairá mais almas para o Senhor. Aquilo que Deus já te deu como forma de trabalho faça com a determinação da formiga, sem reclamar, fazendo o que lhe cabe e não dependendo dos outros para que o seu trabalho seja bem desempenhado, não olhe o que o seu irmão está fazendo e se está fazendo, ou de que maneira, se preocupe com o seu e faça o melhor para Deus, vivendo em comunhão e procurando ter paz com todos em nome de Jesus.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 08 de Agosto de 2012, culto noturno.



Sunday, August 5, 2012

Não toque na arca!



A paz do Senhor Jesus a todos, nossa palavra hoje se baseará em II Samuel 6. Esse texto nos chama bastante atenção, é muito interessante poder perceber a maneira com que a palavra de Deus nos é transmitida. A quem é dada a palavra a ser pregada, deve se tomar o cuidado de não avançar mais que 6 ou 7 versículos do mesmo texto bíblico, e assim dar o prosseguimento da interpretação do mesmo.
Mas, no caso acima, realizamos a leitura completa do capítulo, para assim entendermos o que Deus separou para o entendimento de hoje.
A igreja precisa estar preparada para o arrebatamento, que não tarda, Jesus está muito perto de buscar a igreja, devemos nos despertar, os que estão de pé, vigiem para que não caiam, muitos estão brincando com o Evangelho, levando de qualquer maneira e existem os que acham que são super-heróis da fé, esses poderão ter uma grande surpresa no dia do arrebatamento. Conhecemos um crente pelos seus frutos, por tanto estejamos alertas, vigilantes em todo o tempo, estamos no mundo, mas não pertencemos a esse mundo. Desperta igreja!
Vamos começar a palavra hoje pelo fim do texto acima. Mical era filha de Saul e esposa de Davi, existem muitas controvérsias em relação a Mical, muitas mulheres cristãs até se ofendem um pouco quando ouvem falar de Mical, e mais a frente entenderemos sobre Mical e seu comportamento neste capítulo.
Entendemos aqui que um homem recebeu em sua casa a Arca do Concerto de Deus, durante 3 meses aos quais ela esteve na casa, esse homem e sua família foram abençoados ricamente. Hoje, nossa Arca do Concerto, é Jesus, que habita em você e em sua casa, o que faz com que sua vida e o seu lar sejam extremamente abençoados por Ele.
Vemos Davi voltando da guerra, estava contente pela vitória, entrava no arraial, saltando e dançando de alegria, glorificando a Deus e agradecendo pela benção. Sua esposa, Mical apenas o observava de longe, e aos olhos dela, Davi estava exagerando e se exibindo para as mulheres a sua volta. No caminho de Davi para sua casa, onde então iria abençoar a casa e glorificar o nome de Deus, Mical veio a seu encontro, não o dando nem mesmo a chance de adentrar em casa. Ela veio para o repreender, o acusando e tentando roubar a alegria de Davi.
Para o refrigério do crente, Deus não vê como o homem vê, mas sim observa e entende o que há dentro do coração do homem.
Davi não concordou com as palavras de acusação de Mical, ele não aceitou e rejeitou aquele mal vindo da parte dela, Mical estava falando demais, e ainda tentando recriminar a adoração dele por Deus, algo que é completamente individual e exclusivo para Deus. A conseqüência desse ato, foi Mical ser rejeitada como mulher por Davi, que nunca mais se deitou com ela e a impediu de ser mãe. Muitos acreditam que Mical era estéril, mas não é verdade, ela foi punida por Davi que já não tinha relação marital com ela.
Logo abaixo, entendemos que Uzá faleceu por tocar na Arca do Concerto, podemos então nos perguntar, Por quê ele morreu?
Deus julga aquilo que há no coração do homem, seja para o bem ou para o mal, não é pela obra somente, mas principalmente pela intenção por trás daquela obra. A Arca havia ficado na casa de Uzá, ela era bastante valiosa, pela lei estabelecida por Deus, ninguém poderia tocar na arca, e o coração de Uzá se encheu de soberba e de egoísmo, havia um sentimento de posse pela arca por ela ter ficado em sua casa, no momento que a arca iria cair e Uzá colocou a mão para tentar segurar, Deus não faz nada por acaso, já sabia o que iria acontecer e o que estava escondido no coração dele, sabia que um sentimento de possessão pela arca já tinha entrado no coração dele, ele se achava dono da arca e como Deus não divide a glória dele com ninguém, tratou de Uzá rapidamente, o condenando a morte e ao inferno.
Nosso trabalho na obra de Deus, se dá não porque somos bons ou merecemos, mas sim pela infinita misericórdia de Deus, Ele nos escolhe e determina o trabalho que realizaremos na obra dele. Não devemos deixar o nosso coração se enobrecer porque possuímos seja qual for o cargo dentro da igreja, batermos no peito porque somos líder disso, dirigente daquilo, ou acharmos que somos melhores que alguém ou até mesmo que somos insubstituíveis. Deus nos ama, e nos dá para que cuidemos da obra dele com alegria e humildade, mas toda honra e glória pertencem a Ele, a obra é dele, a igreja é dele, a nossa vida pertence a Ele. 
Existem muitos por ai, que se acham donos da igreja, que batem no peito para determinar como e em qual momento devem as coisas acontecerem, que se acham maior que Deus dentro da igreja, que até mesmo marcam lugar na cadeira impedindo que outro irmão ali sente pois "pertence a ele por direito". Irmãos, devemos de uma vez por todas, parar com esse tipo de atitude, a igreja e a obra são de Deus, é Ele quem comanda e é o dirigente maior, sem a presença e a coordenação dele não há igreja, é Ele que acrescenta o povo, o louvor e adoração pertencem e são destinados apenas a Ele, a palavra e o entendimento vem dele, sem Ele nada somos e nem mesmo existe igreja.
Deus conhece a nossa vida com riqueza de detalhes, muitos começam bem, crescem na igreja, são excelentes ministros do Evangelho, obreiros, levitas e tantos outros, mas começam a deixar a soberba entrar, não vigiam mais e assim a adoração que antes pertencia a Deus, deixa de existir, homens querem ser adorados, fazem a obra para si mesmos e não para Ele. Deus não permite essas coisas, adoração falsa e coração impuro logo logo Deus trata, e se Deus não tiver misericórdia dessas pessoas, o caminho é perda da salvação. Deus faz isso, para tirar as pedras de tropeço do caminho, para eliminar os lobos e limpar o rebanho, Deus quer uma igreja sadia e que o adore em espírito e em verdade.
Deus abençoa aquele que se dedica a obra de Deus, mas quando começa a tocar na arca, tocar no ungido dele ou na unção de Deus, como Uzá fez, Deus trata de uma vez só e corta o mal pela raiz, para que não dê frutos podres e não contamine o restante da árvore.
I Samuel 6:1-5 " Havendo, pois estado a arca do Senhor na terra dos filisteus sete meses, os filisteus chamaram os sacerdotes e os adivinhadores, dizendo: Que faremos nós da arca do Senhor? Fazei-nos saber como a tornaremos a enviar a seu lugar. Os quais disseram: Se enviardes a arca do Deus de Israel, não a envieis vazia, porém sem falta lhe enviareis uma oferta para a expiação da culpa; então sereis curados, e se vos fará saber por que a sua mão se não tira de vós. Então, disseram: Qual é a expiação da culpa que lhe havemos de oferecer? E disseram: Segundo o número dos príncipes dos filisteus, cinco hemorróidas de ouro e cinco ratos de ouro, porquanto a praga é uma mesma sobre todos vós e sobre todos os vossos príncipes. Fazei, pois, umas imagens das vossas hemorróidas e as imagens dos vossos ratos, que andam destruindo a terra, e dai glória ao Deus de Israel; porventura aliviará a sua mão de cima de vós, e de cima do vosso deus, e de cima da vossa terra."
Os filisteus tocaram na arca sagrada, mas Por que Deus não matou? Deus os puniu, lançou uma maldição sobre o povo que sofreu com hemorróidas por um longo tempo, até que se rendessem a Deus o oferecessem oferta para que a maldição fosse quebrada. A resposta é simples, os filisteus, não conheciam a lei de Deus, portanto não foram mortos ou punidos com mais severidade. 
Mas, aqueles que conhecem a palavra de Deus, que sabem das leis, quando erram no caminho, Deus pesa a mão, assim como fez com Uzá.
Existem muitos que estão tocando no que pertence a Deus, nem mesmo nosso corpo nos pertence, pertence ao Senhor, podem brincar e não seguirem a lei como deve ser, porém esperem porque cedo ou tarde Deus fará concerto com estes. 
Hoje, a nossa arca é Jesus, aqueles que estão tocando nos ungidos do Senhor, somente aguardem, Deus fará justiça, se seu irmão está caindo, se você vê que Deus está pesando a mão sobre Ele, deixe Deus tratar com ele sozinho, não coloque a sua mão para ajudar, vai sobrar para você.
II Samuel 6: 6 e 7 " E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá mão à arca de Deus e segurou-a, porque os bois a deixavam pender. Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por está imprudência, e morreu ali junto à arca de Deus."
Deus é misericordioso, mas também faz justiça, Deus matou e deixou Uzá ir para o inferno para que houvesse concerto e que servisse de exemplo para o povo.
Se Deus tem dado muito nas suas mãos, Ele também vai te cobrar muito, faça a obra que Ele tem te permitido fazer, divida com seus irmãos os talentos que Ele tem te dado, realize a obra com alegria e não reclame em nome de Jesus, apenas faça. Para você colher, você precisa plantar primeiro.
Muitos procuram questionar a Bíblia e levantam mil dúvidas e perguntas a respeito de assuntos que não é para ninguém saber, a Bíblia é clara, aquilo que Deus permitiu que saibamos, está lá, devemos ler e buscar a sabedoria que vem de Deus, aquilo que você acredita e se concorda ou não, é uma questão pessoal sua, ou aceita e vai para o Céu ou fique esperando o julgamento de Deus, vai acontecer você concordando ou não.
Existem muitas pessoas que procuram tocar na unção que Deus colocou sobre a sua vida, não perca seu tempo e sua vida espiritual com pessoas que não valem a pena, seja dentro ou fora da igreja. Guarde a sua vida espititual e sinta-se no direito de não responder a certos questionamentos, Deus deixou claro, aqueles que querem sabedoria, peçam a Ele. Muitos tentam te importunar, buscando esclarecer dúvidas através de sua boca, você deve responder o que lhe caber, mas o resto eles mesmos devem buscar de Deus respostas.
Após o ocorrido com Uzá, Davi ficou 3 meses estudando e tentando entender algumas questões sobre Deus e sobre a morte de Uzá, e ficou na casa de Obede-Edom, ao qual estava sendo muitíssimo abençoado da parte de Deus, simplesmente porque estava recebendo da benção que estava na vida de Davi. Verso 12 de I Samuel 6 "Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o Senhor a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi, com alegria."
Vigie irmão, existem muitos tentando se aproveitar da benção do Senhor que está na sua vida, literalmente encostam em você para usufruir da unção de Deus na sua vida. Mas, você pode se perguntar : Como devo abençoar o meu irmão? Abençoe ele com palavras proféticas de benção. Diga coisas boas, coisas positivas, relembre ele as promessas que estão na Bíblia, edifique a fé dele, dê esperança no caminhar.
A Arca simboliza alegria, e eles assim podiam lembrar que Deus estava com eles o tempo todo, que iam ser vitoriosos, porque assim o Senhor os fazia ser. A arca estava a caminho para ser devolvida a todo o povo de Israel, e começaram a se levantar coisas ruins contra Davi, o líder do povo, Uzá foi consumido, voltaram vitoriosos da guerra, estavam contentes no Senhor, por ter sido com eles, mas então veio aquele que se levantou para tirar a paz e alegria de Davi, a afronta veio de Mical sua esposa, algumas vezes a afronta vem de alguém da família, de algum amigo próximo, tentando te tirar a alegria. Davi não se deixou abater pela afronta, teve paciência e sabedoria para agir da melhor maneira, se levantou ainda mais forte, continuou adorando e buscando o Senhor ainda mesmo e assim puniu sua esposa não tendo mais relação marital com ela.
Não devemos questionar o Evangelho, devemos simplesmente adorar, buscar e glorificar o nome de Deus com toda a alegria e singeleza de coração, não se importando com as Micals que poderão aparecer no caminho, mas sim dando importância ao que Deus acha da sua adoraçao. Deus não é injusto e conhece o intimo do coração de cada um, venhamos a adorar o único que é Digno.

Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 01 de Agosto de 2012, culto noturno.